terça-feira, 25 de março de 2014

Tecnologia Viral

Em tempos onde a rapidez vale mais que a eficácia, os celulares tornaram-se utensílios essenciais para muitas pessoas, pois este, reúne todos os atributos seletivos quais a sociedade busca: Comunicação rápida, acesso a internet, aplicativos, e tudo fundamentado na MOBILIDADE.
Já é quase impossível andar na rua e não encontrar alguém utilizando o celular. E não é tão admirável que tal maravilha tecnológica fosse também "infectar" o ambiente escolar. Os pequenos e inofensivos celulares já estão presentes até mesmo nas salas de aula. Mas será que tanta tecnologia faz realmente tão bem? Infelizmente o que poderia ser usado para um aprofundamento educacional para ampliar os estudos não passa de um acessório para perca de tempo. O celular tem muito a nos oferecer mas é preciso que entendamos e aprendamos a praticar o bom uso do aparelho.
Há quem defenda que a proibição dos celulares na sala de aula é desnecessária e precipitada, já que o mesmo pode oferecer diversos recursos de aprendizado e que até mesmo, integra o jovem na sociedade. Mas se analisarmos nas nossas escolas, o uso tende mais para o lado negativo que o positivo. Na verdade, o celular é um objeto que tem roubado a atenção, não só do portador, mas de todos que estão no ambiente (transmissores e receptores do conhecimento). Muitos ainda argumentam que proibir alguém de utilizar um bem próprio, fere o direito da cidadania, já que ir e vir com os seus bens é um direito do cidadão. Mas se supormos uma situação hipotética onde um usuário, atende o seu celular durante a aula, veremos que este fere o direito de aprender dos demais colegas.
O ambiente escolar, em especial a sala de aula é um local, onde na realidade se deve ir para extrair e obter conhecimento sobre a matéria.  O celular sem dúvida alguma pode ser usado para enriquecer a aula, dês de que seja usado da maneira correta para atingir êxito nessa meta, afinal não seria respeitoso utilizar algo de forma que desvie o foco deste ambiente, prejudicando colegas e professores.

[Dissertação]

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
Copyright © Entre Linhas
Blogger Theme by BloggerThemes Design by Diovo.com