terça-feira, 18 de março de 2014

O Jovem e o Ensino Médio

No passado foi projetada uma imagem de que o ensino médio deveria ser profissionalizante, preparar o jovem para o ingresso no mercado de trabalho, porém a prática foi falha.
Talvez por ter tratado o ensino médio de forma excludente: Uma preparação apenas para o mercado de trabalho, enquanto existiam diversos outros fins para o estudo.
O que vemos hoje não é muito diferente. Fomos abolidos da ideia de que o ensino médio deve nos preparar para o mercado de trabalho, mas, nos acorrentamos a uma outra ideia ainda mais excludente: O ensino médio é apenas o preliminar do ensino superior, ou pior, é o preparatório para um vestibular.
É então que sentimos a necessidade de entender qual o verdadeiro fim do ensino médio para o jovem no dia de hoje. E vemos que as ideias passadas anteriormente não estão erradas. O ensino médio deve sim preparar o jovem para o mercado de trabalho e para o vestibular, mas, sobre tudo deve preparar o jovem para a cidadania, desenvolvendo o caráter crítico e orientando-os a construir o futuro.
Hoje em dia, a cobrança e concorrência (em tudo) esta bem maior, e tem aumentado a cada dia, por isso é importante que o jovem saia da escola preparado, armado, não só para o vestibular, ou para a busca de emprego, mas para enfrentaqr qualquer dificuldade que possa surgir durante sua vida.
É preciso entender que estuda-se para aprender, e aprendendo que se vive melhor.

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
Copyright © Entre Linhas
Blogger Theme by BloggerThemes Design by Diovo.com